Muita gente me pergunta sobre ser escritora. Acho legal responder e informar como publiquei meu livro, como é meu processo de escrita, etc.
Mas é que as perguntas geralmente são as mesmas. 
Por isso resolvi fazer um post falando sobre ser escritora, os problemas e dar algumas dicas sobre esse mundo maravilhoso da escrita. 
Quero começar deixando beeeeeeeem claro que não é nenhum regra ou fórmula do sucesso. E, lembrando: não sou dona da verdade (nem de longe). 
Por isso, espero que gostem, curtam e que ajude aos escritores interessados! :)

Vamos começar do principio.





1) A ideia 
Ter uma boa ideia para um livro é incrível. Mas infelizmente não é o suficiente. Você irá precisar lapidar essa ideia, modelando rascunhos até que o esboço seja algo aceitável e que tenha um terreno bem firme para você começar a escrever.

2) Roteiro e criação
Organização é uma boa, gente. Existem inúmeros - inúmeros mesmo! - métodos de estruturar uma história. A jornada do herói, o método floco de neve, etc. E dica rápida: tem tudo na Internet, de graça. Dá um Google e pronto! Comece a construir seu livro :)

3) Trabalho, trabalho, trabalho...
Escrever é trabalho, escrever dá trabalho. E se você procrastina e/ou adia sempre o seu momento de escrita... é óbvio que esse livro não vai sair nunca.
Então, bunda na cadeira e escreva. Tenha um horário meio certo para escrever (ex: eu escrevo das seis às dez porque só consigo escrever nesse horário) - isso vai ajudar bastante a manter a disciplina.

4) Não se dê desculpas
Com calor, frio, chuva, granizo... tem que escrever. Quando você quer, quando você não quer, quando dá, quando tem tempo. O segredo é escrever e jamais parar.


5) Bloqueio
Bloqueio criativo... não é legal. A dica desse aqui é não forçar sua cabeça. Largue por uns dias o trabalho e vá ver algumas séries, filmes e ler livros diferentes. O jeito é não bater de frente com esse paredão, porque não pode ser uma boa ideia.





Bom, gente, é isso.
Espero que ajude os escritores e aspirantes e até o próximo Profissão escritora :)


10 Comentários

  1. amei mesmo suas dicas Adri , Valeu ai ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de nada, raquel!! fico feliz que tenha gostado :)

      Excluir
  2. Olá, Adri!
    Ótimas dicas! E sou obrigada a concordar com elas, porque eu sou autora também. Ainda mais na parte do bloqueio. Ele é maldito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amei adri!Tirou minhas dúvidas,e ja estou ansiosa para os próximos posts.viu?
    Um beijão para minha escritora <3 favorita <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuuuuu, ebaaaaaa! <3 Que bom que gostou, Yaya!

      Excluir
  4. Oi, Adri!

    Eu conheci seu blog hoje e já li (quase) todos os posts! Socorro.

    Amei demais e sempre que der vou dar uma passada aqui! <3

    Quando quiser indicar o D&B em alguma TAG, sinta-se a vontade.

    Beijos e sucesso!

    dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Lô! <3 Que honra te ter aqui!! :)
      Ebaaaa!!! Muito obrigada!!
      Beijão!

      Excluir
  5. Amei as dicas, e sobre o tempo... pra quem não tem computador e escreve num caderno, as vezes o bloqueio vem e nunca sai, mas não desisto. Espero conseguir! *-*

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas, e sobre o tempo... pra quem não tem computador e escreve num caderno, as vezes o bloqueio vem e nunca sai, mas não desisto. Espero conseguir! *-*

    ResponderExcluir